História da Escola Aracy



  •             A Escola Estadual Dona Aracy Leite Pereira Lopes criada em fevereiro de 1983, situada em região periférica da cidade, atendendo clientela de nível sócio econômico precário, uma comunidade carente em todos os aspectos, cuja clientela é 90% de alunos oriundos de favela, hoje bairro Jardim Gonzaga.
  •      Em 07/02/1983 a 31/05/1984 - Assumiu como Diretor de Escola o Professor Anselmo Aliprandini, na sua gestão foi solicitado a implantação de uma “Biblioteca Escolar” para a melhoria do processo Ensino-Aprendizagem.
  •     Atividades da escola iniciaram-se em 07/02/1983 no bairro do Pacaembu na rua Ceará, s/nº com 5 salas adaptadas, 1 secretaria e Diretoria.
  •      Em 02/08/1983 o Supervisor de Ensino Sr Newton Ramos de Oliveira homologou o 1º calendário Escolar, que tinha por Delegado de Ensino Professor Andrelino Casare.
  •      Em 01/06/1984 a 22/12/1988 – A escola esteve sob a direção da Professora Luci Souza Silva, Professor Armando Martins e Professor Dorival Antonio Mazola Penteado.
  •      Em 02 de maio de 1984 a escola é inaugurada com novo prédio,  situado a Travessa Francisco Parrota, s/nº no Bairro Monte Carlo.
  •      Em 1986/1987 houve a implantação do Ensino Supletivo de 1º grau  e suplência II.
  •      Em 1988 – A implantação do Programa de Formação Integral da Criança – “PROFIC” , a escola por estar inserida nesse local, tinha por objetivo desde o seu inicio, trabalhar com projetos que visavam o desenvolvimento da criança e do adolescente como prioridade,  conseguindo assim um bom desenvolvimento físico, mental e afetivo da criança/adolescente em contexto socioeconômico desigual. Com o PROFIC a intenção era que essas crianças permanecessem o tempo integral na escola, para adquirir mais socialização e maior valorização a si próprio.
  •     O objetivo era que essas crianças desenvolvessem o gosto pelas atividades; motoras, visuais, intelectuais, interessem pela escola, postura correta ao sentarem-se, noções básicas de higiene, amor à natureza.  Nesse ano a escola funcionou em quatro turnos diários, foram observadas grandes dificuldades no período intermediário, daí foi concluído pela extinção em 1989.
  •      No período de 23/12/1988 a 21/01/1989 – Assume como diretora a Professora Herminia Catarina P. Perandré.
  •      01/02/1989  a 21/02/1991-  Assume como Diretora da Escola a Professora  Catarina Vitória Gurtler Eiras.
  •      Em 1989 Inicia-se um Projeto de acompanhamento psicológico das quatro primeiras séries do primeiro grau, com as profissionais  Roseli Arias (Psicóloga) e Roseli Maria de Campos (Terapeuta Ocupacional).
  •      Em  janeiro de 1990, a escola passou a ser denominada Escola Estadual de Primeiro e Segundo Graus, com implantação de curso Técnico Comercial, antigo anseio da comunidade local.
  •      Em 01/03/1991 a 04/01/1993 – Assume como Diretora da Escola a Professora Aparecida de Fátima Martins da Silva, dando continuidade ao Profic que tinha por objetivo fornecer condições para que o educando desenvolva suas potencialidades partindo de sua própria história de vida, enfim do seu contexto social.
  •      Em 04/01/1993 a 30/07/1995 – Assume como Diretor de Escola a Professora Maria Fausta Pacheco A. Villela, as prioridades da gestão foram analisar as formas de agrupamentos de alunos, processo ensino-aprendizagem, diminuir a evasão escolar e aumentar os níveis de promoção do CBC ao segundo grau diurno e noturno. 
  •      Em 01/08/1995 a 05/10/1995 – Assume como Diretor da Escola a Professora  Diana Cury, com o objetivo de preparar o aluno para exercer a sua cidadania proporcionando aos alunos durante o ano um clima de confiança, tolerância e respeito.
  •      Em 01/11/1995 a 05/08/1997 – Assume como Diretor da Escola a Professora  Jaira Vidal, com o objetivo da formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
  •      Em 05/08/1997 a 02/07/1998 – Assume como Diretor da Escola o Professor  Dorival Antonio Mazola Penteado, com o objetivo desenvolver a capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.
  •      Em 03/07/1998 a 14/07/2005 – Assume como Diretor de Escola o Professor Azuaite Martins França, com o objetivo de desenvolver a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; a capacidade de aprender, tendo como meios básicos o domínio da leitura, da escrita e do calculo. Ao desenvolvimento da capacidade de aprender e a continuar aprendendo, da autonomia intelectual e do pensamento critico de modo a ser capaz de prosseguir os estudos e adaptar-se com flexibilidade a novas condições de ocupação ou  aperfeiçoamento.
  •      Em 01/08/2005 a 12/06/2006 – Assume como Diretor da Escola a Professora  Rosa Maria Alves Pereira Gatti, com o objetivo de estabelecer a cordialidade nas relações humanas que deverá ser trabalhada para que faça parte do cotidiano da Unidade Escolar, de forma que ofereça condições para atividades participativas intensas de todos os setores envolvidos: Pais, Alunos, Professores, Funcionários e Comunidade, através dos projetos e eventos propostos nos planos de trabalho.
  •      Em 2006 passou a ser uma Escola de Tempo Integral – ETI, sendo pela manhã Ciclo II do Ensino Fundamental (5ª a 8ª série) e Ensino Médio Regular, à tarde permaneciam apenas os alunos do ciclo II Ensino Fundamental, até as 16h10min; à noite Ensino Médio Regular e Educação de Jovens e Adultos.
  •      Em 19/06/2006 a 27/06/2006 – Assume como Diretor de Escola a Professora Sonia Donizete Alves.
  •      Em 03/07/2006 a 30/07/2007 – Assume como diretor de Escola a Professora  Maria Izabel Toniolo Alves, com o objetivo  de proporcionar ao aluno as condições efetivas de acesso aos conhecimentos e habilidades básicas de nossa cultura na atualidade, aqueles representados pelas competências básicas da leitura, da escrita, da compreensão, da comunicação para se desenvolverem enquanto pessoas, cidadãos e participantes ativos da vida produtiva do país.
  •      Em 01/08/2007 a 22/12/2008 – Assume como diretor de Escola a Professora  Maria das Graças Teixeira de Mendonça Prando, com o objetivo de aprimorar o relacionamento com a comunidade, incentivando a participação e respeitando as pessoas e suas opiniões; desenvolvendo um clima de confiança entre os vários segmentos das comunidades escolar e local.
  •      No final do ano de 2008 a ETI foi extinta.
  •      Em 23/12/2008 a 15/01/2009 – Assume como Diretor de Escola a Professora  Renata Maria M. Nascente.
  •      Em 16/01/2009 a 25/01/2010 – Assume como Diretor de Escola a Professora  Jussara Catoia Barboza dos Santos, com o objetivo de proporcionar à criança uma formação geral, permitindo o desenvolvimento de suas potencialidades, levando-a a uma ampla participação no plano intelectual, cultural, profissional e no exercício pleno da cidadania.
  •       Em 26/01/2010 em exercício – Diretora da Escola a Professora Vera Lucia Fregolente Chaves, com o objetivo de conseguir a participação da maioria dos pais em todos os tipos de atividades pedagógicas, administrativa e comemorativa.
  •     Que os profissionais da escola encontrem formas para melhorar sua formação – seja através de cursos, leituras, estudo independente. Valorização da troca de experiências da formação continuada.
  •     Aprendizado sobre a captação de recursos para melhoria da qualidade dos serviços prestados. Priorização das necessidades da escola.
  •     Motivar os professores providenciando seus documentos para que usufruam de seus direitos. Agilização nas documentações necessárias para aposentadoria, readaptação, licença premio, evolução funcional, etc.
  •     Trabalho colaborativo entre toda equipe para suprir a falta de funcionário. Com auxilio da equipe colocar os documentos de alunos/professores atrasados em dia.
  •      Proporcionar aos alunos atividades como a Proposta Pedagógica compatível com sua realidade social, oferecendo momentos onde poderão resgatar, desenvolver e valorizar seu potencial humano.
  •      No ano de 2012 foi implantado o Mais Educação com as oficinas de Teatro, Canto e Coral, Capoeira, Caratê, Matemática e Inglês, com seis turmas e cada turma é formada com 25 alunos, uma experiência nova na escola. Sendo esse novo desafio para a Equipe Escolar da Unidade, visando sempre o  desenvolvimento do aluno dentro da comunidade, da sociedade tendo em vista sua autonomia.
  •      Atualmente a escola funciona em dois períodos de aula: matutino e noturno.
  •      Das 7h00 às 12h20 e das 19h00 às 23h00.
  •      Ensino Fundamental – ciclo II
  •      Ensino Médio Regular e Educação de Jovens e Adultos 
  •      Equipe Gestora Atual:
  •      Diretora: Vera Lucia Fregolente Chaves
  •      Vice-Diretora: Ana Francisca dos Santos Panza
  •      PCAGP: Noemia da Silva
  •      PCEF- ciclo II: Neiva Godoi
  •      PCEM: Joaquim Ramos da Silva

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